sábado, 17 de julho de 2010

ENTRE RUAS E ALBERGUES

Impressionante como ainda nos dias de hoje, temos que conviver com a exclusão social. Só aqui na capital de São Paulo, CENSO (pesquisa realizada pelo IBGE) diz ter mais de 13 mil moradores de rua; sempre a procura de um lugar para ficar para o próximo dia e assim por diante.

Urso, morador de rua há mais de 15 anos, diz estar muito preocupado com a nova realidade. Existe uma ordem da prefeitura da cidade, de limpeza geral das ruas do centro, ou melhor, recuperar a beleza que a região trazia para os olhos de turistas e cidadãos que por ali circulavam. O grande problema dessa limpeza, é que envolve também a retirada de moradores de ruas, fazendo com que eles tenham que ser levados, muitas vezes a força por guardas municipais, para bairros afastados.
Alguns moradores, apesar da dificuldade, até preferem dormir na rua mesmo. Eles alegam que os albergues não existem um controle adequado de “quem” pode ou não ficar, mas sem dúvida, a falta de higiene é a maior preocupação.
A prefeitura hoje investe milhões para manter os albergues e abrigos, mas não adiantará de nada se continuarem a jogar a sujeira para baixo do tapete, assim tão descaradamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário